Recriar

exemploD

Há um bom tempo atrás desafiaram-me para dar um workshop de bijuteria. A ideia agradou-me mas o propósito achei que não era pertinente visto não ser especialista em nada apesar de saber fazer muita coisa (não só de bijuteria). Além disso já havia essa oferta e achei que quem quisesse podia encontrar facilmente várias opções.
O tempo passou mas a ideia não. Certo dia, ao reencontrar por acaso a Maria João, resolvi que era hora de voltarmos a falar do assunto com uma nova ideia e agora sim pertinente. E a ideia é tão simples como Recriação de bijuteria, ou seja, numa altura em que reciclar, reutilizar, reaproveitar ou costumizar são as palavras de ordem, faz sentido olhar para os objectos pessoais que guardamos na gaveta mas que já não usamos e perceber quais aqueles que poderão ganhar uma nova vida.
Trazer para fora do armário coisas que já não usamos mas que se guardam por um motivo qualquer e dar nova oportunidade de vida a esses objectos será portanto o objectivo do workshop.

E onde será? Na Cerâmica do Bairro Alto, uma loja lindíssima que merece ser vivida e conhecida.

A primeira data ainda não está lançada, mas será anunciada para breve, em todo o caso se estiverem interessados poderão entrar em contacto para saber pormenores e deixar o contacto.

exemploC

Deixo aqui ainda mais um pouco do texto que está no site sobre o propósito do workshop:
Recorrendo a técnicas básicas de joalharia, bijuteria ou outras, pretende-se recriar um acessório a partir de outro(s) existente(s), que já não se usa porque se estragou, porque já não se gosta ou porque já não faz sentido estar na gaveta.
Perceber as formas, as cores e os materiais dos objectos, olhar para estes de forma crítica no sentido de os reinterpretar, é o ponto de partida do workshop.
Não se quer o arranjo de uma peça, mas sim a transformação da mesma numa outra através do uso de diferentes materiais e técnicas - os/as que melhor se adequarem.
Em grupo e individualmente analisaremos os materiais disponíveis e a ideia do projecto a desenvolver. Cada participante poderá levar uma ou duas peças que tenha em casa (e poderá até já trazer a ideia de casa). Na sala existirão diversos materiais que poderão complementar a peça a transformar para que o leque de hipóteses seja mais alargado e feliz.
Será feita também uma pequena abordagem histórico/social e técnica sobre acessórios de moda, bijuteria e também joalharia
.

Contactos: Cerâminca do Bairro Alto, Rua Diário de Notícias, nº24 (Bairro Alto), 2ª a 6ª das 15h às 21h +351 213 469 576; galeria@ceramicabairroalto.com

1 comentário: